terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

EVENTO ASTRONÔMICO: O CÉU PODE FICAR VERMELHO A QUALQUER MOMENTO

Órion, a costelação  do caçador, batizada pelos romanos, está prestes a perder o seu ombro direito, a estrela mais brilhante da constelação. A estrela que já morreu, poderá ser visto da terra a qualquer momento, daqui a 100 mil anos, hoje ou agora mesmo enquanto você lê essa matéria.
Resultado de imagem para constelação órion

Segundo astronomos, o evento já aconteceu e foi registro a ultima vez em 1604 e foi registrada pelo mítico astrônomo Johannes Kepler. Pelas contas dos especialistas, já passou da hora de fenômeno raro que marca o fim da vida das estrelas muito massivas, ocorrer de novo nas nossas redondezas galácticas, e Betelgeuse dá indícios que será próxima a explodir.
Essa estrela do caçador está a 700 anos-Luz da tem, tem 12 vezes a massa do nosso sol e está sendo cotada para explodir em uma super nova a qualquer momento.
Resultado de imagem para constelação órion

Segundo astrônomos da USP, não há nenhum perigo para nós aqui na terra, a explosão já aconteceu mas não sabemos quando, nem o momento que será possível ver. A luz não nos dá imagens instantâneas de todo espaço devido a distância dos objetos. Exemplo disso, é nosso sol, se por exemplo, ele parasse de emitir luz agora, só saberiamos disso daqui a 8 minutos, que é o tempo que leva para a luz dele chegar do sol até nós.
Os astrônomos estão ansioso pelo evento: "Eu quero que Órion se exploda" disse um professor de astronomia a reportagem do Bom dia Brasil dessa Terça-Fera (04). Segundo eles, quando a explosão puder ser avistada daqui da terra, um brilho vermelho poderá ser visto, de noite e até de dia próximo das 3 marias, e poderá durar meses no céu. Eles chegaram a conclusão que o fim da estrela está próximo pois desde outubro a estrela que era a mais brilhante da constelação perdeu consideravelmente seu brilho, o que é um aviso.
Segundo o astrônomo Johannes que registrou o ultimo evento do tipo, dava pra ver a olho nú por meses a explosão da estrela no céu, e essa estrela que explodiu em 1604, era muito distante em relação a atual, ou seja, o céu pode ficar bem mais vermelho, brilhante e por mais tempo do que se imagina. Agora, é esperar para o espetáculo começar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário